Senhor de Sipán

_images/20180618_05.jpg

Sobre o Projeto

A reconstrução facial do Senhor de Sipán foi um projeto organizado pela Universidad Inca Garcilaso de la Vega (UIGV), pelo Museu Tumbas Reales de Sipán e pela Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Lega - Ebrafol. Na etapa referente a apresentação do busto, participaram do porjeto o CTI Renato Archer de Campinas e a artista plástica Mari Bueno.

A revelação da face realizou-se em duas etapas, a apresentação digital se deu durante o COMTEL 2016 em Lima, Peru no dia 21 de setembro de 2016. O busto foi revelado no dia 21 de julho de 2017 no Museu Huaca Rajada-Sipán em Lambayeque, Peru e contou com a presença do ministro da cultura o Sr. Salvador del Solar.

Sobre a Figura Histórica

Senhor de Sipán foi um dignitário mochica que governou entre os séculos II e III. Sua tumba foi descoberta em 1987, pelo arqueólogo Walter Alva, e é considerada o achado arqueológico mais importante dos últimos cinqüenta anos no Peru.

Repercussão

A reconstrução facial do Senhor de Sipán contou com ampla repercussão na mídia peruana e mundial chegando a ter matérias publicadas em 27 idiomas.

Graças e este trabalho de reconstrução facial o 3D designer Cicero Moraes recebeu uma honraria do Governo de Lambayeque durante a apresentação do busto em 21 de julho de 2017.