Sobre Cicero Moraes

_images/20180609_06.jpg

Cícero Moraes durante coletiva de imprensa em Arquipa, Peru (2016).

Currículo

Cícero Moraes (Chapecó, 13 de novembro de 1982) é um 3D designer brasileiro especializado em reconstrução facial forense, projeto e confecção de próteses faciais humanas e veterinárias, planejamento de cirurgias faciais, reconstrução de cenas de crimes, recuperação digital de patrimônio arqueológico e no desenvolvimento de add-ons em Python para o Blender 3D voltados às áreas de cirurgia ortognática, ortodontia e rinoplastia.

Ministrou mais de 190 palestras no Brasil e no exterior, incluindo uma apresentada a convite do Centro de Estudos do IOC/Fiocruz, espaço tradicionalmente dedicado a pesquisadores de referência nacional. Atuou como revisor de artigos em periódicos científicos dos grupos Springer Nature, Elsevier e Public Library of Science (PLOS). Com ampla produção revisada por pares, foi responsável pelo artigo mais influente de todos os tempos do journal Archaeometry (Wiley–Oxford).

Por suas contribuições recebeu diversas honrarias, entre elas: a Comenda Colonizador Enio Pipino (2014), o Título de Cidadão Mato-Grossense (2015), reconhecimento do Governo Regional de Lambayeque (Peru), a Medalha Inca Garcilaso de la Vega (2017), o reconhecimento do Ministério da Cultura da República Tcheca (2018) e a Medalha Lenine Póvoas de Honra ao Mérito Cultural, oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (2023).

Em 2021, teve seu trabalho publicado no Guinness World Records pelo primeiro casco de tartaruga impresso em 3D no mundo. Recebeu dois títulos de Doutor Honoris Causa: o primeiro em 2022, concedido pela Faculdade Tecnológica de Limoeiro do Norte (FATELL) e pela Fundação Cariri (FUNCAR); e o segundo em 2023, concedido pelo Centro de Gestión del Conocimiento e Innovación Social (CEGECIS), México, ambos em reconhecimento às suas contribuições à ciência por meio da computação gráfica 3D.

Foi admitido na célebre sociedade científica Sigma Xi, além da Mensa, a associação internacional para pessoas com alto QI (top 2%), e em associações de altíssimo QI (140+, top 0,4%) como a Colloquy, a Prudentia e a Poetic Genius Society. Seus trabalhos foram noticiados nos principais meios de comunicação do mundo e suas publicações traduzidas para aproximadamente 120 idiomas.