Homem de Herculano

_images/20180613_01.jpg

Sobre o Projeto

A reconstrução facial do Homem de Herculano foi um projeto organizado pela empresa italiana AREA 3 Associação Para Pesquisa e Educação em Arte, Arqueologia e Arquitetura e o 3D designer Cicero Moraes.

A revelação da face realizou-se durante o MIT Summer School (ONE-MA3 – Materials in Art, Archeology and Architecture) realizado no cidade de Pompéia e Priverno, no dia 21 de junho de 2017.

Sobre a Figura Histórica

Trata-se de um crânio encontrado na cidade de Herculano na Itália. O Homem de Herculano foi uma das milhares de vítimas da erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79 e o seu crânio foi aquecido a tal ponto que explodiu. Para proceder com a reconstrução, os especialistas tiveram que remontá-lo manualmente e posteriormente digitalizá-lo pelo processo de fotogrametria.

Repercussão

A reconstrução facial do Homem de Herculano teve boa repercussão internacional, sendo que a matéria principal publicada no Daily Mail da Inglaterra. Além disso foi traduzida para diversos idiomas como o russo, o malaiala , o khmer e até braille inglês.