A “Potiguar” Pré-Colonial¶

Reconstrução facial digital da “Potiguar” Pré-Colonial.¶
Sobre o Projeto¶
A reconstrução facial da “Potiguar” Pré-Colonial foi um projeto organizado pelo Museu Câmara Cascudo e pelo 3D designer Cícero Moraes.
A equipe do museu, composta pelo Dr. Moysés M. de Siqueira Neto, Julia Maia Baptista de Faria, Anne Caroline Barbosa dos Passos e Luciano de Souza Silva, foi os responsávei pela digitalização do crânio fazendo uma série de tomadas fotográficas e fornecendo assim, material para a fotogrametria (escaneamento 3D por fotos).
A partir da peça digitalizada o designer prosseguiu com os trabalhos de reconstrução facial, sob constante orientação dos especialistas do museu.
A revelação da face deu-se no dia 18 de agosto de 2019 durante uma palestra ministrada por Cícero Moraes em ocasião da Campus Party Natal.
Sobre a Figura Histórica¶
Trata-se de um crânio descoberto em 1962 na Pedra dos Ossos, Serra do Ronco, município de São Tomé-RN. Segundo a antropologia do Museu Câmara Cascudo o mesmo petenceu a uma mulher, ameríndia com 18-20 anos. Pelas características da descoberta a morte ocorreu no período pré-colonial.
Links¶
OP9 (Português) - Perícia: RN será o primeiro estado do Brasil a reconstruir faces em 3D
UFRN (Português) - Reconstrução facial de crânio será apresentada na Campus Party