Senhora de K’anamarka

_images/20180613_03.jpg

Sobre o Projeto

A reconstrução facial da Senhora de K’anamarka foi um projeto organizado pelo Ministério da Cultura do Peru, através da Direção Desconcentrada de Curso, pela Universidad Inca Garcilaso de la Vega (UIGV) e pelo 3D designer Cicero Moraes.

A revelação da face realizou-se durante uma conferência de imprensa em Cusco no dia 14 de julho de 2017.

Sobre a Figura Histórica

A Senhora de K’anamarka foi descoberta no ano de 2004 durante escavações no sítio arqueológico que leva o seu nome. Pode ter sido uma guerreira ou mesmo uma sacerdotiza e viveu durante o período Inca (1438 – 1533).

Repercussão

A reconstrução facial da Senhora de K’anamarka teve ampla repercussão nos meios peruanos de TV e mídia impressa, sendo assunto nos principais jornais e notíciários. A Latina TV apresentou uma longa reportagem abordando o trabalho de reconstrução e as maravilhas turísticas da região onde o crânio foi encontrado.

O designer Cícero Moraes, o MsC. Santiago Gonzáles, a antropóloga Elva Torres e o antropólogo físico Oliver Medina receberam um reconhecimento por parte do Governo de Espinar pelos trabalhos de reconstrução facial forense da Senhora de K’anamarka e a sua importância para a difusão turística da região.