Dom Pedro I

_images/20180612_03.jpg

Sobre o Projeto

A reconstrução facial de Dom Pedro I foi um projeto organizado pelo Dr. José Luis Lira e contou com a aprovação da Casa Imperial, representada por Dom Bertrand, tataraneto de D. Pedro I. A aproximação facial ficou a cargo do 3D designer Cicero Moraes.

A revelação da face realizou-se no dia 22 de abril de 2018 em uma matéria da BBC Brasil redigida pelo repórter Edison Veiga.

Sobre a Figura Histórica

Pedro I & IV (Queluz, 12 de outubro de 1798 – Queluz, 24 de setembro de 1834), apelidado de “o Libertador” e “o Rei Soldado”, foi o primeiro Imperador do Brasil como Pedro I de 1822 até sua abdicação em 1831, e também Rei de Portugal e Algarves como Pedro IV entre março e maio de 1826. Era o quarto filho do rei João VI de Portugal e sua esposa a rainha Carlota Joaquina da Espanha, sendo assim um membro da Casa de Bragança. Pedro viveu seus primeiros anos de vida em Portugal até que tropas francesas invadiram o país em 1807, forçando a transferência da família real para o Brasil.

Repercussão

A reconstrução facial de Dom Pedro I teve ampla repercussão nacional, sendo assunto de matérias em sites como a BBC, UOL, Terra e outros. Também foi tema de matérias televisivas no Jornal Nacional, Globo News e na TV Record no Domingo Espetacular.

O National Geographic publicou matérias sobre a reconstrução em português, inglês, espanhol, francês e chinês.