Jesus Cristo

_images/20180609_04.jpg

Sobre o Projeto

Apesar do rosto constar nesta seção ele não é em uma reconstrução facial forense e tampouco se trata efetivamente de Jesus, mas sim de um trabalho encomendado pela BBC Brasil, na pessoa do repórter Edison Veiga que contatou o 3D designer Cicero Moraes e pediu ao mesmo para modelar uma face que seria mais compatível com o “verdadeiro” Jesus de Nazaré.

O designer então reuniu uma série de imagens e dados acerca da população vivente na mesma região onde se passaram os episódios do Novo Testamente e finalizou uma face que mais se aproximaria de Jesus, diferindo do modelo europeu amplamente difundido no Brasil.

A apresentação da face se deu no dia 28 de março de 2018 em matéria publicada pela BBC e entitulada “O que os historiadores dizem sobre a real aparência de Jesus”.

Sobre a Figura Religiosa

Jesus de Nazaré (n. 7–2 a.C. – m. 30–33 d.C.) é a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus. O cristianismo e o judaísmo messiânico consideram Jesus como o Messias aguardado no Antigo Testamento e referem-se a ele como Jesus Cristo, um nome também usado fora do contexto cristão.

Repercussão

A “face real de Jesus” teve ampla repercussão nacional, sendo publicada em grandes grupos de imprensa como o Jornal da Band, o site Terra, UOL, Quebrando o Tabu e até em sites evangélicos como o Gospel Prime. Além da publicação em português a BBC traduziu o artigo para espanhol, nepali, telugo, tigrínio e outros idiomas.