RhinOnBlender - Planejamento de Rinoplastia Digital¶
O que é o RhinOnBlender¶
O RhinOnBlender é um add-on de planejamento de rinoplastia criado por Cicero Moraes, Dr. Pablo Maricevich, Dr. Everton da Rosa e Dr. Rodrigo Dornelles.
Inicialmente distribuído como um addon standalone, a partir da versão 2.80 do Blender foi absorvido pelo OrtogOnBlender e hoje funciona como um módulo do mesmo.
Aviso
O RhinOnBlender não é um software de diagnóstico e uso clínico, mas uma ferramenta didática de ensino de planejamento de rinoplastia. A utilização do mesmo para qualquer fim é de inteira responsabilidade do usuário.
Aspectos Técnicos Pormenorizados¶
Nesta seção o usuário encontrará o passo-a-passo para procecer com o planejamento de rinoplastia digital utilizando o RhinOnBlender.
Importante
A sequência de comandos foi originalmente proposta pelo cirurgião plástico Dr. Pablo Maricevich, baseado em sua experiência analógica e posteriormente digital, sob o auxílio técnico do autor (Cicero Moraes).
Upgrade Script¶
É importante que o usuário sempre esteja com a versão mais atualizada do script, para isso, ao abrir o addon basta clicar em “UPGRADE RHIN!”. O funcionamento do sistema, bem como demais explicações acerca da numeração está disponível em: Upgrade Script (OrtogOnBlender).
Patient’s name¶
Antes de iniciar o projeto é importante colocar o nome do paciente, bem como o sobrenome, respeitando as normas descritas em: Patient’s Name (OrtogOnBlender).
Photogrammetry Start!¶
A forma mais utilizada de digitalização de faces pelos usuários do sistema é a digitalização por fotografias, ou fotogrametria.
Para mais detalhes sobre as ferramentas de fotogrametria ver: Photogrammetry Start (OrtogOnBlender).
Para mais detalhes sobre as ferramentas de fotogrametria ver: Protocolo de Fotogrametria da Face.
Para mais detalhes sobre como proceder com as fotografias ver: Protocolo de Fotogrametria da Face.
Photogrammetry Align & Scale¶
Para detalhes acerca de como alinhar e redimensionar a fotogrametria vá em: Photogrammetry Align & Scale (OrtogOnBlender).
Anatomical Points¶
Nesta seção o usuário posiciona os pontos anatômicos de modo a extrair ângulos e medidas necessárias para o diagnóstico que resultará na harmonização facial.
Antes de prosseguir com os trabalhos é obrigatória a criação de uma cópia da face, de modo que os comandos posteriores funcionem corretamente. Para isso basta selecionar a face digitalizada e clicar em COPY FACE!
São disponibilizados dois grupos de pontos anatômicos. O grupo Calculation Points fornece os pontos necessários para os ângulos e distâncias essenciais para um diagnóstico básico de harmonia facial.
O grupo Control Points conta com os pontos anatômicos relacionados a medidas secundárias, mas necessárias para, dentre outras coisas, identificar assimetria na região nasal.
Depois que os pontos são posicionados é necessário parenteá-los ao tecido mole com o botão Parent Points.
Dists & Angles¶
Depois de posicionar os pontos é chegado o momento de analisar os valores, assimetrias e afins.
Para facilitar a visualização as assimetrias e estruturas o usuário pode ativar uma série de linhas de auxílio em View Lines! e ocultá-las em Hide Lines!.
Os pontos anatômicos em algum momento podem atrapalhar a experiência do usuário ao poluir a área de trabalho, quando isso acontecer basta recorrer ao botão Hide Anatomical Points e caso seja necessário visualizá-los novamente basta clicar em Show Anatomical Points. Há ainda a opção de ocultar apenas o nome do pontos anatômicos, neste caso basta clicar em Hide Names. Se desejar visualizar novamente os nomes o usuário precisará clicar em Show Names.
Para ver todos os valores disponíveis (segundos os pontos colocados), clique em CALC ALL!, os ângulos e medidas serão apresentados nos campos descritos abaixo do botão.
Se porventura o usuário esquecer de adicionar algum ponto anatômico e isso não permitir gerar os resultados pretendidos depois de calcular os ângulos e medidas, a seção apresenta botões com os pontos necessários para cada um dos resultados. Caso o usuário tenha se esquecido de algum ponto, ele se apresentará como botão clicável.
Sculpting¶
Assim que o diagnóstico for feito pelo especialista e uma vez que a face esteja selecionada o usuário precisará clicar em Create Shape Keys. Assim que o botão é clicado outras opções se colocam à disposição para que o trabalho de planejamento de rinoplastia seja efetuado.
Em Value o usuário poderá acompanhar a interpolação do antes e do depois da rinoplastia digital.
Importante
O campo Value só funcionará se o usuário alterar a forma da face com a escultura digital, caso contrário não haverá a interpolação antes-depois posto que se trata de uma mesma estrutura!
São oferecidas três ferramentas de escultura digital:
Grab: Estica e retrai a parte esculpida.
Smooth: Alisa a parte esculpida.
Mask: Isola a parte que não se deseja modificar.
Assim que o processo de escultura digital for completado o usuário clicará em OK! (Object Mode) para retornar ao Modo de Objeto.
Há a possibilidade de deixar o modelo transparente para que as comparações e medições sejam efetuadas. Ative a transparência no botão Transp. Material. Por padrão os valores das transparências da face original (Original) e da com rinoplastia digital (Planning) serão setadas em 0.30 (valor que vai de 0 a 1). Para alterar a transparência, mude o valor que se econtra na caixa desejada e em seguida o botão correspondente ao modelo desejado.
Para retornar a opacidade original do material clique em Opaque Material.
Em Clipping Border o usuário poderá fazer um filete mantendo apenas a área de interesse para que visualize as linhas correspondentes ao pré original e o pós digital.
Guide Creation¶
O RhinOnBlender permite a criação semiautomática de guia cirúrgico externo, para isso o usuário precisa colocar os pontos anatômicos disponíveis em Anatomical Points e em seguida clicar em Create Nose Guide!
Aviso
Para que o sistema de criação de guia funcione é imprescindível que o usuário siga o passo-a-passo desde o começo, sob a pena do comando não rodar corretamente!