Jabuti Freddy

_images/20180712_02.jpg

Sobre o Projeto

A prótese da jabota (jabuti fêmea) Freddy foi um trabalho do grupo Animal Avengers, composto pelos especialistas: Dr. Roberto Fecchio (Med. Veterinário), Dr. Rodrigo Rabello (Med. Veterinário), Dr. Matheus Rabello (Med. Veterinário), Dr. Sergio Camargo (Med. Veterinário), Dr. Paulo Miamoto e o 3D designer Cicero Moraes, responsável pelo projeto e modelagem 3D da prótese.

A parte final do projeto consistiu na pintura do casco, executada pelo artista plástico Yuri Caldeira.

Sobre a Freddy

Freddy foi encontrada no ano de 2015 após se vítima de um incêndio que comprometeu 85% do seu casco. O restante que sobrou acabou por cair e o grupo de pesquisas Animal Avengers se mobilizou para projetar uma estrutura digital que posteriormente fora impressa em 3D e acomplada ao animal.

Trata-se esta da primeira prótese completa impressa em 3D para um jabuti.

Repercussão

A primeira matéria acerca da prótese foi apresentada no programa Fantástico da Rede Globo. Em 2016, quando o casco recebeu a pintura o trabalho ganhou a mídia internacional, tendo notícias publicadas em 46 idiomas, sendo até hoje a maior repercussão entre as próteses veterinárias.

Resources

Arquivo 3D do casco da Freddy: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Freddy_tortoise_3D_artificial_shell.stl

Arquivo 3D do doador virtual, base para a reconstrução do casco: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazilian_tortoise_shell.stl