For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com/2013/03/turkana-boy-forensic-facial.html
Turkana boy, ou garoto de Turkana é o fóssil de 1.5 milhões de anos atrás classificado como Homo erectus e/ou Homo ergaster.
Mais detalhes acerca de suas características podem ser encontrados nesse link: http://en.wikipedia.org/wiki/Turkana_Boy
O motivo que me fez postar essa reconstrução é o advento da renderização de cabelos via Cycles, no Blender.
Até há pouco tempo atrás, esse excelente renderizador não oferecia essa possibilidade até o lançamento do Blender 2.66.
O interessante do Cycles é que ele permite que você veja o resultado da renderização quase em tempo real.
Assim, você pode trabalhar a cena rednerizada já na 3D view, como na imagem acima e orbitar pelo objeto, adicionar outros e manipulá-lo livremente… se a sua placa de vídeo, claro, permitir isso.
A primeira vez que eu o testei o fiz em uma placa Intel onboard, de 64 MB e ele rodou sem problemas.
Se você se interessou e deseja saber mais sobre o Cycles, assista esse videoturial: http://www.blenderguru.com/videos/introduction-to-cycles/
Para quem deseja saber como renderizar cabelos e pelos via Cycles, basta seguir esse outro videotutorial:http://www.blenderguru.com/videos/how-to-render-hair-with-cycles/
Como é de costume, algumas imagens do projeto foram doadas a Wikicommons.
Em breve mais novidades e mais hominídeos.
Grande abraço!
P.S.: Sou muito grato ao Moacir Elias dos Santos por fornecer os dados para o escaneamento do crânio em 3D, as fotografia ficaram incríveis.
Ótimo trabalho, você bem que poderia publicar uma versão em Creative Commons.
Ajudaria muita gente como eu que está iniciando nas arte do Blender.
abraço