For who speaks English, please, see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com/2013/01/from-youtube-to-blender-forensic-facial.html
Esse post trata-se de uma aplicação prática de uma série de estudos feitos na área da arte/ciência forense nos últimos meses, usando apenas software livre e gratuito.
Depois que comecei a estudar reconstrução facial forense, atestei que é difícil encontrar arquivos de tomografia computadorizada de ossos retirados em escavações arqueológicas. É muito mais fácil encontrar vídeo com a tomografia do que a tomografia em si.
Depois de pesquisar amplamente sobre o assunto, acabei meio que desenvolvendo uma forma de converter vídeos de tomografias em malhas 3D, o que pode ser visto nesse post.
Numa das pesquisas quase diárias que faço acerca de ossos de múmias/fósseis/qualquecoisaqueaparecer encontrei uma matéria que me chamou a atenção:
http://erl.wustl.edu/research/imseg/mummy.html
Ela falava de uma pequena múmia que morreu com 7 ou 8 meses e viveu entre 40 AC a 130 DC.
Junto a matéria havia um vídeo, o qual ofereceu-me a grata surpresa de conter uma animação com as fatias de uma tomografia.
Apesar da qualidade ser suficiente para reconstruir a múmia em 3D, busquei outro vídeo que tivesse mais qualidade e o encontrei no Youtube, com 480p de resolução.
Com o vídeo baixado pelo Videodownloader Helper pude seguir os passos e fazer a reconstrução da malha, tanto a parte externa como os ossos.
Ao modelar a múmiazinha, contei com o auxílio (importantíssimo) do arqueólogo Moacir Elias Santos, do Museu Egípcio e Rosacruz, de Curitiba-PR. Com isso a aparência e a indumentária da criança ficaram coerentes com o tempo histórico dela.
Tive uma série de dificuldades técnicas nesse projeto, por conta da aparente fragilidade dos ossos, que não permitiram uma extração eficaz no InVesalius, bem como a ausência de levantamentos da profundidade do tecido mole em crianças com menos de 3 anos de idade.
Felizmente foi possível contar esses problemas e criar um material mais simplificado com conteúdo didático, voltado a iniciantes, o que complementa as postagens anteriores.
Infelizmente devido ao escasso tempo não pude desenvolver um vídeo com rotação 3D, como fiz com algumas reconstruções anteriores, mas o objetivo do projeto foi alcançado.
Isso mostra que as ferramentas livres de modelagem, animação e extração de dados tomográficos são viáveis para a criação desse tipo de arte.
Em breve postarei mais novidades.
Um grande abraço a todos!
Parabens mesmo. Nunca pensei que se pudesse usar o Blender pra fazer algo tao util.