For who speaks in English, I wrote an article for this blog, about the modelling of Luzia’s face: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2012/06/luzia-woman-oldest-human-skull-of.html
Luzia é o fóssil mais antigo descoberto no Brasil, com mais ou menos 11400 anos de idade, as suas linhas convergem para um indivíduo com traços africanos, o que aguça a curiosidade de qualquer um que tenha estudado a história do Brasil, já que nos livros escolares muito se fala da presença indígena com aspecto mongolóide na pré história nacional.
Motivado por essa mesma curiosidade que me acometeu desde a tenra idade, decidi modelar o busto da Luzia, utilizando como base a célebre reconstrução forense do Richard Neave.
Para modelar a face lancei mão de um recurso novo. Há tempos que eu modelo usando apenas uma imagem frontal e outra lateral. O problema é que a face humana é demasiada complexa para ser compreendida apenas com duas imagens.
Os ajustes finos são feitos posteriormente mais com base no conhecimento prévio do artista que pelas formas do modelo.
Para facilitar o trabalho e de quebra deixá-lo mais coerente com o modelo original, reconstruí a cena a partir de um vídeo que baixei do Youtube. No vídeo a pessoa que filmou a cena mostrou o busto da Luzia de vários pontos sem utilizar cortes.
Bastou que eu convertesse o vídeo em uma sequência de imagens com o FFMPE e em seguida, com a distribuição Archeos rodando no Virtualbox, convertesse a sequência de imagens em uma nuvem de pontos 3D. O programa que faz isso é o Python Photogrammetry Tools. No caso do Archeos ele oferece uma interface gráfica para facilitar o trabalho, como pode ser visto nesse vídeo:
http://vai.uibk.ac.at/dadp/
O interessante do processo é que mesmo sem as informações da câmera o programa reconstruiu a cena com os dados necessários para a referência de modelagem que eu precisava.
O passo seguinte foi o mapeamento da face e depois a configuração de algumas expressões para dar vida à Luzia.
Todo o processo foi feito em um dia, posto que tenho pouco tempo para treinar, já que geralmente me encontro cheio de trabalho.
Mais imagens abaixo, na galeria relativa ao projeto:
Meus parabéns. Excelente trabalho. É muito bom saber que existem pessoas que trabalham com reconstrução facial no Brasil e melhor ainda porque usa software livre. Abraços.
Show de bola!!! Curti muito esse teu trabalho. Ele foi motivador para mim.
Parabéns ótimo trabalho! Estou aguardando mais aulas sobre Blender no http://www.hardware.com.br
Abraço!!