Caros amigos,
Essas últimas semanas têm sido marcadas por fortes emoções. No dia 10 de novembro tive a honra de receber a Comenda Ênio Pipino, oferecida pela Câmara de vereadores de Sinop-MT. Recentemente, nos dias 17 e 18 fui à minha cidade natal, Chapecó-SC participar de um evento, a Semana Acadêmica de Ciência da Computação organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Além de palestrar e ministrar um minicurso, aproveitei para rever meu irmão, meus parentes e também aproveitar a situação para doar um busto (impresso em 3D pelo CTI Renato Archer) à Diocese de Chapecó. Eu já havia feito algo semelhante na cidade em que vivo, Sinop-MT, nada mais justo do que repetir o ato na minha terra natal.
O contato com a Diocese foi feito graças a repórter Fabiane di Carli, que me apresentou à Daiane Servo, assessora de comunicação da instituição. Desde o princípio a conversa flui tranquilamente e acordamos como seria feita a doação, definindo que a entrega aconteceria no primeiro dia da III Semana Acadêmia contando com a participação do pároco da Catedral Santo Antônio, o padre Igor Damo.
Link da matéria no G1: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/11/designer-grafico-catarinense-faz-busto-de-santo-antonio-em-3d.html
Além de definir a programação, eu aproveitei para entrar em contato com a imprensa local, usando a técnica aprendida em um curso de media trainning que fiz junto à minha assessoria de imprensa, a BW Comunicação. Liguei para os principais jornais de Chapecó e tive uma atenção muito grande primeiramente por parte da RBS (Globo SC) e pela RIC (Record). Devo agradecer aqui a repórter Vanessa Nora que desde o início das comunicações foi muito atenciosa e extremamente organizada, dotada de um profissionalismo ímpar ela viabilizou a matéria que ilustra o início do post.
Assista a matéria nesse link: http://ricmais.com.br/sc/tecnologia/videos/busto-de-santo-antonio-impresso-em-3d-e-doado-a-catedral-de-chapeco/
Também agradeço ao graduando Jacson Matte, que me passou o contato dos jornais locais e ao Prof. Padilha pelo auxílio durante a primeira reportagem. Em paralelo a repórter da TVCA (Globo MT) Andressa Lorenzetti também me passou o contato da equipe de Florianópolis, caso eu necessitasse. Obrigado a todos vocês pela força!
Ainda falando da reportagem da RBS, para a nossa surpresa, ao assistir o Jornal do Almoço atestamos que a matéria foi veiculada em todo o estado de Santa Catarina. Nada poderia ter nos oferecido mais alegria do que essa grande honra, cunhada pelo esforço em equipe do repórter Eduardo Cristófoli e do repórter cinematográfico Eduardo Menezes.
No dia 17 de novembro palestrei as 18:30 no auditório do Bloco B da UFFS. O professor Dr. Denio Duarte abriu o evento e pude seguir com a apresentação das técnicas que envolveram a reconstrução facial de Santo Antônio, culminando na entrega do busto impresso no CTI ao padre Igor Damo, que fez o uso da palavra cativando os espectadores com a sua habilidade verbal e empatia com o público.
No dia 18 de novembro ministrei um minicurso de Blender, das 8h as 11h aos alunos do curso de Ciência da Computação. Fiquei extremamente contente com os resultados, pois eles absorveram o conteúdo das aulas com grande facilidade. Agradeço o auxílio da graduanda Dinara Rigon a quem conheci durante uma palestra na Latinoware 2013.
Durante a noite, precisamente as 18:30 participei de uma celebração na Catedral Santo Antônio onde me foi dada a palavra para que expusesse as técnicas de como fora reconstruída a face daquela importante figura religiosa e histórica.
Na véspera eu havia convidado meus parentes e amigos para participarem da celebração e muito me alegrou ver um grande número deles presentes. Devo agradecer especialmente ao meu irmão Givanildo Moraes que me auxiliou em todos os momentos, desde a chegada a cidade, nas reportagens e também durante a celebração fazendo fotos maravilhosas com as que ilustram esse post. Muito obrigado mano!
É difícil para minha pessoa externar o quão contente fiquei ao regressar à terra natal. Ao rever os amigos, os parentes, conhecer novas pessoas e ver nessas relações um constante apoio ao meu trabalho e à causa do software livre. O que me resta é apenas agradecer. Agradecer a cada um por participar desse projeto, agradecer a cada um pelo tratamento atencioso e respeitoso ao qual fui alvo. Sem a participação de cada tudo isso seria impossível… ir para Chapecó (que é caríssimo saindo da minha cidade), ter acesso a Catedral, ter palestrado e ministrado curso em uma instituição federal de ensino superior. Ter descansado tranquilamente em uma cama cuidadosamente arrumada e acolhedora. Obrigado novamente a todos, espero voltar em breve, compartilhar mais conhecimento, levar novidades e dentro das minhas limitações honrar essa terra maravilhosa onde nasci.
Um grande abraço!