For who speaks English, please see this link (with original text): http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2014/05/il-volto-del-santo-face-of-saint.html
Texto original de Luca Bezzi (Arc-Team, Itália)
Como parte das celebrações do “mese antoniano” (o mês que a cidade de Pádua dedica a Santo Antônio), em 10 de junho será realizada uma noite voltada para a figura histórica de de Fernando Martins de Bulhões (o próprio santo Antônio).
O evento acontecerá em Pádua, no auditório do Centro Cultural Altinate/San Gaetano e focará a atenção para a apresentação da reconstrução facial do Santo.
A conferência terá início as 20:45.
Os palestrantes convidados são:
Luca Bezzi, arqueólogo do Arc-Team Ltda, estava envolvido na documentação tridimensional
dos restos mortais do Santo (o ponto inicial da reconstrução facial)
Cícero Moraes, artista digital do Arc-Team Ltda, realizou a reconstrução facial, usando os protocolos mais modernos.
Padre Luciano Bertazzo, diretor do Centro Studi Antoniani, um dos principais especialistas na figura do santo.
Nicola Carrara, curador do Museu de Antropologia da Universidade de Pádua e criador da exibição “FACE. Os muitos aspectos da história humana”, o evento que levou a reconstrução facial de Santo Antônio.
Durante a noite, serão mostradas as técnicas de documentação 3D aplicadas aos restos de esqueletos, os protocolos de reconstrução digital, a relação entre a iconografia clássica e fisionomia reutilizadas por tecnologias modernas e, finalmente , será dada uma prévia da exposição “FACE. Os muitos aspectos da hitória humana,” que ocorrerá em outubro de 2014 (visite a página do FaceBook!).
Aqui é possível fazer o download (em italiano) do folheto “Giungno Antoniano 2014”.
OBS.: Recebemos o link de uma matéria feita pela TV TgPadova Telenuovo sobre as festividades do “mese antoniano” e com alegria vimos que a partir dos 2’25” eles trataram da reconstrução facial digital, que será revelada por lá no dia 10 de junho.
Repórter:
No claustro do noviciado aberto excepcionalmente pela ocasião da possibilidade, de todos, na terça-feira 10 de junho, no Centro Cultural Altinate San Gaetano, de ver Antônio em sua real aparência, graças a reconstrução digital de sua face realizada pelo Museu de Antropologia da Universidade de Pádua.
Padre Enzo Poiana:
Quando eu vi a reconstrução de Santo Antônio, bem, eu já conhecia interpretações artísticas dele, mas vê-lo realizado cientificamente é outra coisa. Quando olhei para ele eu parei e disse, com emoção, “é a face de Santo Antônio!”, e foi como se o Patriarca de Lisboa me dissesse: “Esses olhos viram o céu”.
Repórter:
Em todo caso um Santo Antônio contente que a sua lembrança ainda está viva, que a sua presença seja ainda sentida e que ainda acompanha a vida e o caminho de tantas pessoas depois de quase oito séculos expressando valores imortais
Se você, caro leitor estiver por lá ou conhecer alguém que se interesse pelo assunto, a entrada será livre… nós esperamos você lá!