For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2014/02/the-face-of-st-anthony-is-reconstructed.html
Palavras Iniciais
Este post tem como objetivo abordar os aspectos principais do projeto Il Volto di Sant’Antonio, que trata da reconstrução facial dessa figura histórica e religiosa. Para ilustrar o material aproveitamos a ampla publicação de entrevistas e notícias relacionadas ao projeto, tanto no âmbito impresso, quando online e televisivo.
Entrevista exibida no programa Bom Dia MT da TVCA (Globo) Link original: http://glo.bo/1iiWgRW
Antecedentes
Em 2012 iniciou-se o projeto Taung, uma parceria entre o grupo de pesquisas Arc-Team, a associação de antropólogos italianos Antrocom Onlus (Dr. Moreno Tiziani) e o Departamento de Antropologia do Museu da Universidade de Estudos de Pádua (UNIPD) representado pelo Dr. Nicola Carrara. Nesse projeto reconstruímos a face de um ancestral humano, a criança de Taung. Tratava-se do fóssil de um Autralopithecus africanus com 2,5 milhões de anos. Todo o processo foi executado com software livre e isso nos forneceu bases para a continuação dos estudos de reconstruções voltadas não apenas a evolução humana, mas também a figuras históricas. Os estudos continuaram e se converteram e uma série de faces de hominídeos.
Entrevista ao vivo para o programa Estúdio I da Globo News. Link 1 – Estudio i – Vídeo: http://bit.ly/1bqjMeB Link 2 – Globo News – Vídeo+Texto: http://glo.bo/1ePYJ2R
Entre maio e setembro de 2013 aconteceu no Museu Egípcio e Rosacruz em Curitiba-PR a mostra Faces da Evolução, onde foram utilizadas as reconstruções faciais criadas durante os estudos relacionados ao projeto Taung.
A mostra foi composta por réplicas de ancestrais humanos (hominídeos) digitalizadas em 3D pelo arqueólogo Dr. Moacir Elias Santos, do Museu Arqueológico Ciro Flamarion Cardoso, em Ponta Grossa-PR. A modelagem dos músculos e pele correu por minha conta. Nelas eu reconstruí digitalmente os tecidos faciais daqueles hominídeos, seguindo uma série de referências que envolviam tanto a anatomia humana, quanto a de gorilas e de chimpanzés.
Em face do bom resultado científico e artístico do trabalho, houve um interesse por parte do UNIPD em criar uma versão italiana da mostra Faces da Evolução em suas dependências. Originalmente a data fora estipulada para novembro de 2014.
Para complementar a mesma, fui contratado para reconstruir um total de oito faces, sendo três delas relacionadas a evolução humana e as outras cinco para uma mostra paralela sobre personalidades históricas italianas.
A face de Santo Antônio
A identidade dos cinco indivíduos seriam informadas assim que a reconstrução básica de cada rosto fosse concluída. Ao terminar a modelagem básica do primeiro trabalho, enviei os resultados para Luca Bezzi, o responsável do grupo Arc-Team da Itália, que fazia a ponte com o museu em Pádua e o Centro de Estudos Antonianos, entidade que cuida de assuntos relacionados ao santo.
Depois de analisados os resultados, o arqueólogo Luca Bezzi me perguntou se eu desejava saber a quem pertenceu o crânio. Antes da frase ser terminada eu respondi afirmativamente. Ele então enviou um link da Wikipédia em português. Nesse link aparecia o nome Santo Antônio de Lisboa. Fiquei bastante impressionado, mas confesso que não havia me dado conta de quem realmente se tratava. Agradeci pela honra e segui para a outra reconstrução.
O fato é que eu não havia lido o post completamente, apenas as designações iniciais da página.
Quando, por curiosidade voltei a abri-la, aproveitei para colocar na versão em italiano, pois é um costume que tenho, ver o conteúdo em vários idiomas. O nome então mudou para Sant’Antônio di Padova. Ora, ele não era português? Fiquei bastante intrigado com essa característica. Voltei então para a versão em português, decidido a ler todo o conteúdo.
Quando cheguei na parte do folclore e vi que se tratava do santo casamenteiro, aí então “a ficha caiu”. Santo Antônio, o padroeiro da minha cidade (Sinop-MT) e o nome do hospital que nasci, lá em Chapecó-SC. Também era o nome que o meu avô e o criador do Blender, Ton (Anthony) Roosendaal, justamente em homenagem ao santo. Dei-me conta que eu nada sabia acerca dessa figura tão presente no dia-a-dia dos lugares e pessoas que vivi e convivi. Comecei a perguntar para alguns conhecidos sobre ele e poucos sabiam a sua história, quase todos desconheciam os “nomes a mais”, de Lisboa ou de Pádua. Como isso era possível? Uma pessoa tão venerada e ao mesmo tempo tão desconhecida.
Decidi então, como bom nerd, a ler o que aparecesse na frente e assistir a todos os filmes que fossem direta ou indiretamente sobre o tema.
Descobri que ele nasceu Fernando Martins em 1195, que era inicialmente Agostiniano e depois se converteu em frade Franciscano. Que ele foi professor universitário. Que usou seu intelecto a favor da fé, ainda que inicialmente isso não fosse visto com bons olhos por São Francisco de Assis, mas depois este permitiu oficialmente que ele usasse o conhecimento dos livros para converter as pessoas e amaciar os corações. Soube também que ele morreu a caminho de Pádua em 1231, que lá foi sepultado e por quatro vezes fizeram o reconhecimento do seu corpo, o último em 2010. Na primeira vez, trinta e tantos anos depois da morte dele, encontraram a língua intacta, o que foi interpretado como um sinal divino e até hoje eles a trazem conservada em um relicário.
O documentário
Diante de uma oportunidade, que talvez fosse única em minha vida e na vida dos meus parceiros de pesquisas, tive a ideia de converter esse trabalho em um documentário. Nesse documentário, explanaremos todo o processo de reconstrução baseado em software livre e gratuito.
Reportagem apresentada no programa Sinop Agora – Gente TV (Rede TV)
O documentário colocará dois assuntos aparentemente antagônicos em harmonia: a fé e a ciência. As pessoas que alimentam a fé apreciarão ver a face do santo revelada e com certeza se identificarão com a aparência dela, pois se trata de um indivíduo mais robusto e mais humano, diferente das idealizações artísticas que sofreu no decorrer dos anos. As pessoas que apreciam a ciência, serão presenteadas com a demonstração da aplicação técnica de uma metodologia científica, que revelará ao mundo a face aproximada de uma figura histórica, baseada em dados estatísticos, artísticos e arqueológicos.
Os parceiros
Para colocar em prática o projeto, foi necessário entrar em contato com uma série de parceiros, tanto comerciais, quanto de pesquisas. Para a assessoria de imprensa, obtive o apoio da BW Comunicação, uma empresa sediada em Sinop-MT, que tem em sua carteira de clientes, importantes personalidades e eventos da cidade e da região. Para os trabalhos de filmagem e autoração de mídia, contarei com o apoio da produtora L8 Filmes e da agência Nova Mídia Publicidades, empresas que contam com ampla premiação em concursos de publicidade estaduais e regionais. Com esses últimos desenvolvo projetos de animação e modelagem 3D há anos.
Reportagem ao SBT – Mato Grosso
Na área científica, contamos com a parceria do Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense da Faculdade de Odontologia da USP (OFLAB) através do Dr. Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani e do Dr. Paulo Eduardo Miamoto Dias. Graças a essa parceria, pude apresentar as técnicas de reconstrução facial com software aberto ao meio acadêmico e aprimorá-las com a participação de pesquisadores, no âmbito de uma universidade respeitada em todo o território nacional. Com o Dr. Miamoto, desenvolvo uma série de pesquisas, que vão desde a área de odontologia, passa pela arqueologia e chega até a medicina e odontologia veterinária em uma profusão de conhecimento interdisciplinar, que inclusive já fora premiada em um evento na USP.
O Centro de Tecnologia Renato Archer (CTI) é referência em desenvolvimento de tecnologia no Brasil. O InVesalius, um editor de tomografias computadorizadas e o IMG2DCM, um conversor de imagens simples em tomografias, são exemplos de dois poderosos softwares livres desenvolvidos na Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT3D) do CTI. Graças a essa parceria, o busto de Santo Antônio será impresso em 3D na escala real e em cores. Essa peça será levada à Itália, onde será entregue por mim ao Museu de Pádua durante os dias das festividades oficiais do Santo. Será um presente não apenas do Brasil à Itália, mas do Brasil para o mundo.
O presente não se limitará apenas ao busto doado, todavia o mesmo materializará todo o conhecimento exibido no decorrer do documentário. O grande desafio que temos, nesses próximos meses é levantar o numerário necessário para finalizá-lo. Apesar de termos conseguido parte significativa do volume financeiro necessário para executá-lo, ainda falta um terço do valor final. Esperamos consegui-lo com a ajuda de empresários, inicialmente da cidade de Sinop e posteriormente de qualquer pessoa interessada em financiar o projeto.
Reportagem – Cidade Urgente – programa local de Sinop-MT
Objetivos
Se tudo der certo, o material ficará pronto em novembro de 2014 e será apresentado em uma Premiere que ocorrerá simultaneamente na Itália e no Brasil. O documentário não terá fins lucrativos, o que pretendemos é criar uma exemplo de uso do software livre na prática. Entendo que Santo Antônio é uma figura histórica e religiosa que influenciou multidões, e, mesmo que este trabalho não tenha viés religioso, o que se vê é o milagre da multiplicação de conhecimento, através de um trabalho feito por muitas mãos, em vários pontos do mundo, com o objetivo mor, de levar a todos o máximo de informação.
Fiquei muito alegre com o seu trabalho, que exalta o Brasil e o Software Livre, isto é o resultado da liberdade, da perseverança, da capacidade de um homem que se renova e avança cada dia na busca de novas tecnologias voltada para o bem comum e um mundo melhor.
Que o Pai das Luzes, continue de iluminando.
Meus sinceros parabéns Cicero, venho acompanhando seu trabalho a algum tempo, o reconhecimento é inevitável quando se tem talento. Abraços.