For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2013/03/tothmea-egyptian-mummy-in-brazil.html
Como muitos de vocês sabem, múmias egípcias fazem parte do acervo de museus de vários países, inclusive, aqui no Brasil.
A maior parte das que foram trazidas para cá estão no Rio de Janeiro, mas também temos uma exposta no Museu Egípcio e Rosacruz, em Curitiba-PR.
Tive a oportunidade de vê-la em 2008, quando ainda não fazia reconstruções faciais forenses. Mesmo assim, quando deslumbrei aquelas mãozinhas pequenas , aparecendo levemente sob as bandagens, tentei imaginar como seriam em vida.
Hoje, cinco anos depois, tenho a honra de compartilhar com vocês a reconstrução facial forense da múmia Tothmea.
Sinto-me tentado a descrever todo o processo de reconstrução, mas vou deixar o suspense no ar, pois formulei uma palestrar justamente para isso e ela será apresentada em Curitiba, no evento Feliz Dia da Múmia 2.
O que posso adiantar é que a reconstrução dessa múmia foi um exercício de ciência, arte e muita nerdisse feito por uma equipe devotada a egiptologia aqui no Brasil.
Então, já deixo aqui o convite, dia 18 de maio de 2013 no Museu Egípcio e Rosacruz.
Para fechar, caso você tenha interesse em saber um pouco mais sobre a história dessa múmia, de onde ela veio, como foi parar nos Estados Unidos e depois chegou ao Brasil, não deixe de acessar esse link: http://www.amorc.org.br/projeto-tothmea.html
Nos vemos no próximo artigo.
Grande abraço e até lá.
Adoraria realmente fazer isso, reconstrução forense antropológica. Deve ser muito trabalhoso quando se tem pouco material de trabalho.
Parabéns pelo seu belo trabalho.