A “Mulher do VAU”

_images/20190911_01.jpg

Reconstrução facial digital da “Mulher do VAU”.

Sobre o Projeto

O projeto da reconstrução facial nasceu da parceria entre o Instituto Goiânio de Pré-História e Antropologia (IGPA) e o 3D designer Cícero Moraes. O IGPA teve como presentantes a coordenadora Profa. MSc. Cristiane Loriza, a diretora Dra. Eliane Lopes, a Profa. do projeto VAU, Dra. Sibele Vina e o Prof. de Zooarqueologia da PUC GO, o Dr. Matheus Pires, responsável pela digitalização do crânio por meio de fotogrametria.

A revelação da face se deu em três momentos: Em uma reportagem ao vivo transmitida pela TV Anhanguera, em uma aula inaugural promovida pelo curso de Arqueologia da PUC GO e em uma palestra ministrada durante a Campus Party Goiás, no dia 07 de setembro de 2019.

Sobre a Figura Histórica

O nome da reconstrução se deve ao sítio arqueológico onde o crânio fora encontrado: VAU I (BA-RC-55), localizado em área aberta no interior da Bahia.

Além do crânio, outras peças foram encontrado no local e enviadas ao IGPA onde estão armazenadas para análise. Trata-se de material pertencente a tradição Aaratu, presente também nos estados de Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas gerais, São Paulo e Paraná.