Tothmea+6

_images/20190404_01.jpg

Sobre o Projeto

Em 2013 um trabalho de reconstrução facial da Tothmea foi realizado pelo 3D designer Cicero Moraes, em conjunto com o Museu Egípcio e Rosacruz e o arqueólogo Dr. Moacir Elias Santos.

Seis anos depois, o projeto “Tothmea+6” (2013-2019) nasceu no contexto de apresentar à sociedade paranaense os resultados de todos esses anos de pesquisa com uma nova reconstrução facial da múmia, utilizando técnicas atualizadas, mas não deixando de fora parte considerável dos estudos de revelação dos ossos e partes internas iniciados ainda na década de 1990. A diferença principal entre o primeiro projeto e a atualização é a arte final, posto que a estrutura dos ossos (crânio) foi a mesma utilizada na primeira reconstrução.

A revelação da face realizou-se através de uma matéria televisiva apresentada no programa Bom Dia Paraná, da RPC (Globo PR) no dia 30 de março de 2019. No dia 02 de abril os integrantes da equipe apresentaram a face para um grupo de alunos do ensino fundamental que se fizeram presentes nas dependências do Museu Egípcio e Rosacruz durante visita guiada.

Sobre a Figura Histórica

Tothmea é uma múmia de 2600 anos, encontrada em uma das necrópoles da antiga Tebas, atual cidade de Luxor. Antes de chegar ao Brasil, passou pelas mãos de diferentes instituições dos Estados Unidos.

Atualmente está exposta no Museu Egípcio Rosacruz em Curitiba-PR.