Conheci o Dr. Everton da Rosa por email, precisamente no dia 19/07/2014. Ele me procurou por conta de seu interesse em aprender Blender e InVesalius e aplicar esse conhecimento no planejamento de cirurgias ortognáticas.
Primeiro vou apresentar melhor o Dr. Everton Luis Santos da Rosa. Ele graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), é mestre em Cirurgia e Traumatologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), doutor em Patologia Molecular pela Universidade de Brasília (2012), atende em uma clínica particular e no Hospital de Base em Brasília onde trabalha desde 1987.
Agora, uma breve explanação sobre a área de atuação dele. A cirurgia ortognática é o nome genérico de um procedimento cirúrgico odontológico que visa estabelecer um padrão facial normal e da oclusão dentária em pacientes adultos que apresentam um desenvolvimento ósseo facial fora do ideal.
E agora vem a pergunta. O que levou um especialista com mais de 1000 procedimentos cirúrgicos na carreira, vivendo na capital do país a procurar um 3D designer do interior de Mato Grosso? A resposta é… inovação, baseada em software livre.
Iniciamos os estudos ainda naquele mês via videoconferência (Hangout), focando o aprendizado em ferramentas de computação gráfica 3D:
InVesalius – Para visualizar e reconstruir as tomografias computadorizadas (TAC ou CT-Scan) em 3D.
Meshlab – Para tratar as superfícies 3D complexas.
CloudCompare – Para comparar o pré e pós operatório.
Cork – Ferramenta booleana ideal para simular corte cirúrgico em superfícies 3D complexas.
Blender 3D – Para agrupar todos os arquivos de superfícies 3D e simular os cortes e comportamentos do tecido mole após a cirurgia.
Durante o tempo em que ministrei as primeiras aulas ao Dr. Everton da Rosa tive a oportunidade de apresentar o Ubuntu Linux a ele. O próprio cirurgião instalou o sistema em um notebook comprado apenas para servir como ferramenta de simulação de cirurgias. Dois fatos interessantes a ser documentados:
1) A distribuição é o único sistema que roda na máquina.
2) Ele achou simples instalar o sistema, mesmo se tratando de um usuário padrão, segundo suas próprias palavras.
Aos poucos fomos desenvolvendo um protocolo de cirurgia virtual baseado apenas em software livre e chegamos por outros caminhos aos mesmos resultados alcançados por programas de código fechado, cujo a licença chega a custar R$ 40.000,00!
Há algumas semanas atrás combinamos que o renomado cirurgião viria a Sinop-MT para que eu ministrasse aulas presenciais a ele. Ao todo foram quase 30 horas de aulas ministradas pela manhã, tarde e noite.
Aproveitamos esse momento para lapidarmos o protocolo de modo a torná-lo elegante e formalizá-lo através de artigos científicos. Mais do que isso, o Dr. Everton trouxe com ele a tomografia de 03 casos com pré e pós operatório, assim poderíamos comparar com o procedimento virtual feito anteriormente e ver se estávamos indo no caminho certo.
Alinhamos a parte óssea e procedemos com a comparação via CloudCompare e… o resultado ficou excelente! A média de erro foi menos de 2mm no Caso Virtual vs. Caso Real!
E é claro que não parou por aí. Já estamos trabalhando em outros casos para futuras comparações. Só assim teremos uma boa base de dados para nos dar segurança em relação a metodologia desenvolvida.
Outros aspectos foram muito positivos com a vinda do Dr. Everton da Rosa para a minha cidade. Além das conversas diárias permitirem que um e outro se inteirasse melhor das necessidades técnicas dos campos distintos (odontologia e computação gráfica), também fortificou uma interessante parceria, não apenas atrelada a relação professor-aluno e/ou contratante-contratado. O que aconteceu foi o crescimento mútuo de ideias e o fomento da propagação de conhecimento para as esferas que antes não eram tangenciadas por essa parceria.
Aproveitando a vinda de meu ilustre aluno, propus a ele e a faculdade na qual sou professor, que fosse feita uma palestra falando um pouco sobre a cirurgia ortognática e seu futuro na computação gráfica. Com isso, poderíamos criar um evento interdisciplinar entre os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) com o de Odontologia e de Estética, todos oferecidos pela instituição.
Todas as partes envolvidas aceitaram bem a ideia e no dia 1 de abril o Dr. Everton da Rosa proferiu a palestra “Novos Conceitos em Odontologia: Planejamento Virtual em Cirurgia Ortognática” (http://www.fasipe.com.br/Noticia/268) para um auditório totalmente lotado, pleno de alunos sedentos de conhecimento prestando atenção a cada detalhe, a cada caso demonstrado. Foi mais do que um sucesso, foi uma oportunidade de fazer networking e compartilhar anos e anos de experiência com aqueles que estão apenas começando a sua caminhada profissional.
Aproveito a oportunidade para agradecer ao professor Adriano Barreto, coordenador do curso de ADS, à profa. Dra. Rejane Pedro, coordenadora do curso de Odontologia, à profa. Marcari, coordenadora do curso de Estática e ao prof. Deivison Benedito Campos Pinto, diretor presidente da Faculdade FASIPE pelo apoio e pela oportunidade de fazer com que aquela ilustre palestra se realizasse. O ingresso para o evento eram 2 Kg de alimentos não perecíveis. Ao final foram montados 32 kits de alimentação entregues ao Lar dos Vicentinos em Sinop-MT.
E é claro que eu não poderia deixar de agradecer também ao Dr. Everton, que com sua humildade e imenso conhecimento foi o protagonista mais sublime de todos esses acontecimentos científicos que aconteceram nos dias em que ele esteve por aqui.
Ampliando ainda mais o escopo de atuação dessa parceria, tivemos a honra de ver um grande nome entrar no time da cirurgia ortognática virtual. Trata-se de Dalai Felinto, um conhecido desenvolvedor do Blender que aceitou nos auxiliar a criar um conjunto de ferramentas dentro do Blender, de modo a facilitar ao máximo o trabalho dos cirurgiões que desejarem fazer seu próprio planejamento utilizando apenas software livre.
Pode-se dizer que tudo está apenas começando, mas começando bem e com a chance de seguir em um caminho pleno de vitórias, não apenas no campo da cirurgia ortognática, mas naquele que terá o maior número de beneficiado e que mais interessa a todos nós, o das relações humanas focadas no desenvolvimento científico e no respeito mútuo.
Parabéns Cícero, por mais essa contribuição à tecnologia livre.
Seus trabalhos têm demonstrado muito valor a todos que desejam aprender, inovar e evoluir como profissionais utilizando excelentes ferramentas disponíveis a todos!
Parabéns , fico feliz em iniciativas assim.
Olá
Sou cirurgião bucomaxilo, trabalho no MS, e gostaria de saber como anda o projeto de planejamento virtual para cirurgia ortognática por software livre.
Onde posso conseguir maiores informações?
Grato
Boa noite, Cícero
Conseguiram consolidar o protocolo de vocês? Tomara que sim!
Estou tentando entrar em contato com o Dr. Everton para ouvir um pouco dele a respeito dessa experiência com os softwares livres para o planejamento virtual. Você tem algum contato atualizado dele?
Parabéns por esse trabalho e pelos demais relacionados a reconstruções forenses. Continue o bom trabalho!